quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Vivendo e aprendendo!

Sei que é um pouco clichê este negócio de “lições que aprendi com a vida...”.
Mas se é verdade o fato de que envelhecer não é garantia de que nos tornamos mais sábios, tem coisas que aprendemos lentamente, e que só o tempo e experiência nos ensinam.

É engraçado que na adolescência a única pressa que eu tinha era de completar 18 anos para tirar carteira. No mais, eu era muito dramática e já aos 14 anos ficava dizendo “ai meu Deus, to ficando velha!”. Morro de rir só de lembrar! Acho que filha caçula carrega eternamente o sentimento de ser “criança”, e mesmo mais tarde quando eu já não era a mais nova da turma (pelo contrário), custei a me acostumar com o avanço da idade. 

Até que completei 40 anos e achei o máximo. Divertido por escutar das pessoas, “nem parece, você nem mudou nada!”. Embora eu saiba perfeitamente que mudei sim, é bem divertido parecer mais nova para os outros. Mas fui repetindo e dizendo a mim mesma que já estava com 40, até me convencer disso (jovens me chamando de “tia” e vendedores de “senhora” ajudaram bastante também!). O drama adolescente de “estou ficando velha” já passou faz tempo, e embora a crise da meia idade seja o que se espera no momento, confesso que estou mesmo é aprendendo a curtir esta fase. E finalmente começo a chegar à idade de colecionar “lições de vida”. Bill Hybells nos encoraja fortemente a começar a escrever nossos próprios “provérbios”, como ele diz, “que fornecem conselho focado ou sabedoria instantânea para suas decisões futuras”[1].

Por isso, resolvi comemorar meus 42 anos com uma listinha de 10 provérbios que aprendi em primeira mão, com a minha própria vida. Você pode aprender com eles, ou pode até se sentir o próprio autor de alguns – e nada se compara quando é algo que entendemos internamente, que poderíamos explicar facilmente e citar muitos exemplos, porque faz parte da nossa experiência, faz realmente sentido pra nós.
Vamos lá?
  1. A vida vai ficando mais difícil.
  2. Desconfie de quem faz muita propaganda de si mesmo.
  3. A noite foi feita para dormir.
  4. Nem tudo o que você pensa deve ser dito.
  5. Não economize oração.
  6. Preciso escolher com cuidado quem vai me influenciar.
  7. Deus me dá a chance de recomeçar todo dia.
  8. A indecisão é o elo fraco da vida.
  9. Não sofra calado.
  10. Deus sempre ouve nosso grito de socorro.

[1] “O grande drama das decisões”, Summit 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário