sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Entretenimento x Descanso


O Sábado é princípio de Deus.

Como é bom quando temos um verdadeiro “Sábado”. Pois o Senhor determinou que precisamos parar em intervalos regulares para descansar e orar.

A oração santifica nosso descanso. E é o nosso verdadeiro descanso.

Num mundo onde o Entretenimento tornou-se um ídolo para quem consome, e uma fonte muito lucrativa para quem vende, nem sempre ele é sinal de descanso.

Cada dia mais eu vejo o quanto nos cercamos de entretenimento. E de forma auto-indulgente, justificamos: eu também mereço! E nos damos este direito de ir ao cinema aqui, sair com amigos ali, e usar muito, muito do nosso tempo com os novos brinquedinhos e modismos tecnológicos. E no final de tudo não nos sentimos, de fato, descansados.

Sim, eu sou capaz de enxergar em Jesus uma pessoa “normal” que se relacionava até com pecadores, e é citado muitas vezes tendo refeições com eles, e tudo indica que Jesus tinha uma vida social “intensa”. Mas todos nós sabemos de sua disposição radical em obedecer ao Pai, a tal ponto que não havia separação entre sua missão e o seu “lazer”.
E vou mais além: seu compromisso com a missão de sua vida era radical o bastante para que ele várias vezes abdicasse do descanso físico, sem com isso abrir mão do verdadeiro descanso, a oração. 

Hoje eu percebo que não fazemos uma coisa nem outra: nosso lazer não nos descansa, e não enxergamos a oração como o verdadeiro descanso. E vamos “nos embolando” nas coisas que nossa cultura coloca à frente, sem refletir muito, simplesmente na onda de todos. O caminho mais fácil e relaxado do entretenimento moderno vai nos sugando e a espiritualidade fraca nos deixa vulneráveis demais. Sem oração, não há influência do Espírito. E largados à mercê de nossa carne, nosso lazer é contaminado com um linguajar e outras licenças que não refletem o caráter do Pai. No lugar de descansar, nos tornamos apáticos e letárgicos espiritualmente. Repetimos quase que hipnotizados os jargões das séries de TV, mas pouco sabemos das Escrituras. Nossa conversa gira em torno de coisas que não edificam, e quem sabe algumas vezes ainda coopera para corroer o que restou de nosso temor a Deus.

Ainda que eu pareça um pouco radical, quero deixar a reflexão: será que não estamos entretidos demais? Distraídos e com nossa mente dispersa no meio de tantas opções, que pouco espaço sobra para nossa devoção a Deus? Será que é de mais entretenimento que precisamos, ou não seria de um descanso verdadeiro, tão precioso, tão superior, e que custou a Cristo o seu próprio sangue?

Sim, a oração é tão simples para nós porque Jesus pagou tão caro por ela (Oswald Chambers). E é na oração, no diálogo aberto e sincero com Deus, que encontramos o verdadeiro descanso, colocamos nossa vida no eixo novamente e a santificamos, assim como nossas prioridades, nosso trabalho e nosso lazer.

Espero que ao nos divertirmos possamos ter Jesus sempre no centro, e jamais perder o senso de vocação. Afinal, não estamos aqui nesta terra para “curtir a vida”. Nós temos um alvo, uma missão.

Nane.

Um comentário:

  1. Concordo!


    O Brother, pray; in spite of Satan, pray; spend hours in prayer; rather neglect friends than not pray; rather fast and lose breakfast, dinner, tea, and supper - and sleep too - than not pray. And we must not talk about prayer, we must pray in right earnest. The Lord is near. He comes softly while the virgins slumber. -- Andrew Bonar

    ResponderExcluir